domingo, 28 de fevereiro de 2010

Os professores e o futuro

Imagem tirada da net
O futuro de um povo, de uma cultura, fica seriamente hipotecado, se não for salvaguardada uma educação eficaz.
É com base nesta minha percepção, que vejo o futuro com preocupação. A educação dos nossos jovens não está a ser salvaguardada! Os jovens hoje são meros números para que os nossos governantes, em verdadeiras masturbações verborreicas, façam crer em Bruxelas que os nossos êxitos educativos se somam dia após dia! Nada mais errado, nada mais falso! Basta apenas estar atento ao que se passa nas escolas, à formação, e educação que é dada hoje aos nossos jovens!Basta estar atento aos nossos adolescentes.
E serão responsáveis os professores? Também acho que não. Excluindo as excepções que confirmam a regra, os professores trabalham com dedicação e afinco. O problema é que têm vindo a ser transformados em burocratas, fazedores de tabelas, grelhas e mais modelos, com combinações de números e quantificações grosseiras, fazendo de alunos burros “crianças com deficit de aprendizagem”, de alunos grosseiros e mal criados “crianças hiperactivas”. Tudo isto e muito mais burocracia em detrimento daquilo que realmente deveriam fazer: ensinar, difundir cultura, propagar igualdade de oportunidades a todos quantos realmente queiram agarrar essa oportunidade!
Todos nós em determinada fase no nosso percurso escolar fomos marcados por um ou outro professor. É deste papel que os professores não se devem demitir, ou melhor não permitir que os demitam. Os professores não são sonâmbulos, nem dormem demais, pelo que conheço dos que com paixão exercem a sua profissão, passam noites sem dormir afogados nas burocracias, e problemas que não conseguem resolver.
Termino comparando o professor a um artesão que molda o barro. Das suas mãos hábeis, nascem as peças que terão cada uma a sua utilidade, moldado o barro na hora própria, e com o grau de humidade adequado. Ponham o artesão a preencher papelada, a ter que comprar a matéria-prima, facturar, atender o telefone e enviar uns mails… que o barro coze antes de ser moldado… e será tarde demais… Nem as estatísticas de Bruxelas nos salvam.
Ou será que tudo isto faz parte de algum plano para moldar consciências?!? Algum plano para formar uma nova "elite"?!? Com tantos planos que por aí andam... não se sabe, como aliás, muita coisa nunca se saberá!
Não sou professor. Tenho bem presente todos os que me marcaram.

O sofrimento paira

Imagem tirada da net


Haiti, Madeira, Chile… O sofrimento paira, porque a mãe natureza se impôs.
Libano, Palestina, Afeganistão, Iraque, Sudão, e tantos outros, onde também o sofrimento paira, porque a natureza humana o impõe.
Qual a diferença deste sofrimento? Na minha óptica, há uma diferença de génese: o imposto pela mãe natureza, aceita-se, e com o tempo esvai-se sem deixar rancores ou espirais de ódio… O imposto pela natureza humana gera ódios que se arrastarão por gerações e gerações, em intermináveis sucessões de violência.
No sofrimento, não há diferença… A perca de um querido ou de toda uma vida de trabalho na construção de um lar, dói quer seja provocada por uma enxurrada, por um terramoto ou por um míssil.
E porque nos lembramos mais nós dos que sofrem quando as catástrofes naturais abalam? Talvez seja porque vivemos em paz… e tendemos a desvalorizar esse bem precioso que é a paz!
Aqui fica a minha solidariedade com todos os que sofrem.
Que a Paz reine entre os Homems.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Vale por uma boa gargalhada!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Parem de acusar o Homem! Já chega!

A Dra. Manuela Ferreira Leite, está-se a atirar para fora de pé! Que seja pessimista, é lá com ela, agora não tem que arrastar o País para o fundo do poço, com esse seu pessimismo, e mau feitio também!
Onde já se viu aquela história de dizer que vamos no mesmo caminho que a Grécia?
Fique a Saber, Dra. Manuela que se tal acontecer, será de sua inteira responsabilidade, já que puxou o assunto!
Agora que a tragédia da Madeira desviou a atenção destes infames e caluniosos jornalistas, que não se falou mais, pelo menos com a veemência a que nos tinham habituado de Freeport, escutas, compras de TVI, pressões sobre o Expresso, etc. etc… Vem a senhora falar da Grécia! Francamente!
Veja lá se alguém falou dessa mega, ultra, super grande manifestação de apoio ao Engenheiro José Sócrates que ocorreu no passado dia 20? Convocada por sms, deixou as marchas dos professores a léguas! Foram aos milhares e os jornalistas nem uma palavra! Como podemos confiar na informação que temos?
Cá para mim, das duas, uma: Ou a Dra. Manuela Ferreira Leite não disse uma palavra sobre a Grécia… ou nunca houve nenhuma manifestação de professores…
Entre uma e outra, venha o Sócrates e escolha!
Agora parem de acusar o Homem! Já chega!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Confundem amor com pedras...

Imagem tirada da net

Na primeira pessoa:
Um rio, na sua nascente, jorra águas puras. Ao longo do seu percurso, vai sendo poluído, perdendo a sua pureza. Melhor resiste à poluição, quanto maior for o seu caudal, embora por vezes nem o caudal lhe valha, de tão caustica e violenta é essa mesma poluição.
Tal como a vida de um jovem afectado pelo Síndrome de Alienação Parental. Nasce puro, sem ideias incutidas. Assim se mantém enquanto a idade da inocência durar. Até que no seu ainda tenro percurso, e sem caudal suficiente para superar e repudiar tamanha ameaça, começa a ser violentado com poluição, consubstanciada nas mentiras, calúnias e artimanhas que um dos progenitores engendra com a finalidade de que a criança odeie o outro progenitor. E tantas vezes as mentiras são ditas, que passam a ser verdades, numa luta desigual, pois ao progenitor alienado são vedados os caminhos de defesa, de aproximação: A verdade fica tão deturpada, que a criança confunde amor com pedras.
Citando:
“A alienação filial é um mau trato grave que deve merecer medidas judiciais de protecção das crianças, e a respectiva limitação do poder paternal, a alienação parental representa um processo de enorme perversidade, pois faz-se com dolo para um dos pais e a pretexto da vontade expressa ou sob o consentimento táctico de uma criança. Tamanha instrumentalização – que faz com que sob os mais diversos argumentos, se evoquem (de forma populista, demagógica e malévola) os supremos interesses de uma criança e a pertinência da sua protecção – é uma forma de lhe cercear o direito a usufruir de ambos os pais e, pior, impõe-lhe conflitos de lealdade sem fim, uma vez que aproximar-se de um dos pais a leva a trair o outro, e vice-versa, num esmagamento de identidade sem fim.”
Eduardo Sá
Na terceira pessoa:
Que adultos serão estas crianças?
Que adultos serão os jovens educados com lacunas afectivas?

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Para relaxar um pouco

Para relaxar um pouco, e para ver se este tempo de chuva que se instalou vai embora...
Apreciem! Vale a pena este excelente trabalho do Miguel Costa!



Quando o chão nos foge debaixo dos pés, dá mesmo vontade de ter asas... não é?
Valem as asas da mente, que nos transportam onde a prisão do corpo não deixa!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

2009 e afinal também 2010



Para que porto vamos?
E será seguro?
Será que chegamos?
Cada um que pense em que águas navega...
Cada um que pense, que tripulação tem a bordo...
Cada um que pense de que fibra é feita a sua embarcação...
Certo certo, é que ningém nevega assim sózinho.
Vale a pena reflectir...
Eu já o fiz... e partilhei com alguns.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

A meu Pai

Já lá vão dez anos...

Sereno partiste para o Eterno Oriente,
terminada que foi a tua jornada.
A vida segue no seu rumo, implacável.
Com virtudes, e defeitos, como qualquer mortal,
deixaste-me este legado memorável,
de princípios, de valores, de moral.
E do Nascente ao Poente…
Em cada raio de luz estampada,
encontrarás sempre a minha gratidão!

Jaime

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Novas Oportunidades



Lindo!!!
Domingo de manhã fiz uma incursão pelas matas na zona dos Mourões e do Calvário, na freguesia de Cortes para referenciar despejos ilegais de lixo, no âmbito do Projecto Limpar Portugal.
Dei de caras com este aviso, junto de um aterro para a montagem de um poste de alta tensão!
Não vou comentar muito. Não quero correr o risco de ser injusto…
Mas não resisto a uma pergunta: Será da autoria de um Engenheiro formado nas escolas das novas oportunidades? Ou formado na Universidade Independente?!?
Não consigo deixar de ser corrosivo!
È mais forte do que eu!

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Video Limpar Portugal RTP 2

Projecto Limpar Portugal nas Cortes


O projecto Limpar Portugal avança nas Cortes!
A freguesia foi ontem “dividida” em quatro quadrantes, tendo ficado já definidos os grupos de trabalho que vão identificar, referenciar e classificar as “lixeiras”.
No próximo dia 5 de Março, haverá nova reunião para levantamento final de meios humanos e de meios mecânicos para o dia da Limpeza.
Em cima está a reprodução da divisão apresentada.
Saudações Ecológicas!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O Sol quando nasce é para Todos!


A Divina providência brinda-nos com o Sol em cada manhã!
Sem providências cautelares… o Sol quando nasce é de facto para todos!
Mesmos alguns moluscos que habitam as profundezas dos oceanos usufruem desse privilégio, que é ser inundado pela luz do Sol…
Bom… Também é certo que depende das profundezas que habitam! Há os que vivem tão fundo, tão fundo, tão fundo que não há luz que lhes chegue. Vivem na Obscuridade. E esses, acho eu que o Sol até os incomoda! Mas claro que estou só a especular. Esta minha afirmação carece de umas escutas de programas científicos elaborados…
Continuo?…
Acho que não.
Fico mesmo por aqui!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Zeca Afonso, tristemente actual!

Qual deste dois será problema maior neste País?
O rendimento mínimo garantido, a quem pela idade, por um qualquer infortúnio da vida, ou por manifesta incapacidade, não consegue encontrar emprego, ou as reformas acumuladas, algumas escandalosamente chorudas, que auferem alguns, muitos, privilegiados…
Zeca Afonso estará imortalizado, enquanto a injustiça predominar, a impunidade prevalecer.
Vele a pena ouvir, e pensar que passados estes anos a nossa democracia devia pagar um tributo, por “serviços prestados” ao Zeca… Mas não! Continuamos, formiguinhas no carreiro… a ver passar as modas, e á espera… espera que se eterniza de um novo amanhecer!
Ouçamos Zeca Afonso.
Imaginemos que quem canta é um qualquer Juiz num qualquer tribunal, a quem é ordenada a destruição de materiais…
Imaginemos que quem canta é um qualquer professor, que numa qualquer escola luta pela dignidade e eficácia do ensino, por uma escola democrática…
Imaginemos que quem canta é um qualquer jornalista, que pela sua pena denuncia algo que não devia…
Imaginemos que quem canta é um qualquer doente, em lista de espera para uma cirurgia…
Imaginemos que quem canta, és tu, o teu vizinho, alguém que conheces, ou os nossos filhos…
Que cante o futuro, que o poema seja outro.
Se queremos um novo amanhecer, não basta esperá-lo.
É necessário conquistá-lo!
É necessário construí-lo!
Que cante o Zeca. E que venha o dia em que o ouçamos com saudade, e não pela sua teimosa actualidade!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Sr. Engenheiro José Sócrates



Acho que o Sr. Engenheiro José Sócrates, actualmente investido na função de Primeiro Ministro está a ficar frouxo. Com todo o respeito, claro!
Só assim se entende que o ex accionista da Universidade Independente, onde estudou e se licenciou em Engenharia Civil o Primeiro Ministro José Sócrates, Amadeu Lima de Carvalho, acusado de vários crimes no processo da Universidade Independente, em fase de instrução, tenha sido detido em flagrante delito com um cheque falso de 25 milhões de Euros. Segundo a Polícia Judiciária , há cinco anos que não "apresenta declaração de IRS", e conseguiu apoio judiciário de processos anteriores embora vivendo numa casa na Lapa, em Lisboa.
O Sr. Engenheiro José Sócrates, actualmente investido na função de Primeiro Ministro está a ficar frouxo, porque já não consegue calar tantos jornalistas como conseguia antes. Porque digo eu, que não sou fonte fidedigna, deixa cair o ex Homem forte da sua Universidade, Amadeu Lima Carvalho, já o pobre homem tem de recorrer a apoio judiciário.
Fico por aqui. Não me apetece comentar mais.
Choro a ferida da democracia. Sangra impunidade.
Definha ás mãos da incompetência.
Adormece, moribunda ante a nossa passividade.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Caro Mário Crespo



Mário:
Sei que nunca vais ler esta missiva. Mas escrevo na mesma!
Desculpa tratar-te por tu, a ideia é quebrar o gelo, e como sofro da mesma demência que tu, ficamos mais em família. Aliás, grande família a nossa se olharmos os nossos outros primos tios, sobrinhos, uns quantos milhares que este sistema filho da mãe anda a tramar. Sim, porque é o sistema, oh Mário! Tu andas por aí, com palhaçadas e a pedir á malta para puxar da imaginação, e a apontar o dedo a pessoas.
Isso não se faz, Mário. Ofendes as pessoas, sem necessidade. Já devias ter maturidade suficiente, e preparação jornalística também suficiente, para saber que o problema é do sistema… do sistema, Mário… Vê se metes isso na cabeça!!!
Olha, pela parte que me toca, eu já meti isso na cabeça! Sou mais demente que tu!
Mas tu continuas a mandar uns bitaites incómodos para as pessoas… Pessoas poderosas, por enquanto poderosas, menos poderosas hoje do que ontem, é certo, mas ainda assim muito poderosas…
Um destes dias, lixas-te!
Hás-de queres escrever, e não tens onde!
Olha: Não te preocupes com isso. Tens aqui um blogue aberto, e sempre á disposição. Presunto, um naco de broa e um copo de vinho também se arranja!
Agora, faz-me um favor:
Não pares! E continua a dar alento a outros dementes como eu, que continuamos a acreditar na verdade!
Não pares Mário, enquanto houver uma réstia de esperança para este País.
É uma questão de tempo. O sistema entrará em autofagia, e engolirá aqueles que tu incomodas, aqueles a quem a verdade incomoda!
Já sabes: Tens aqui um blogue ás ordens!
Nem tens que bater. Entra!
Um abraço,
Jaime