sábado, 23 de janeiro de 2010

Da palavra á acção


A propósito de outro post com o tema “Bandeiras na consciência”, ocorre-me a oportunidade que todos temos agora de passar da palavra á acção, da crítica á construção. Refiro-me ao Projecto Limpar Portugal. Sim, mais uma vez! Estamos ainda na fase de identificação de locais de depósitos ilegais, de levantamento de necessidades, apoios, logística, e dizia-me um dos coordenadores do Concelho de Leiria, que estamos com falta de voluntários. Estou certo que, como é característico do povo português, nos dias precedentes e mesmo no próprio dia, vai aparecer voluntariado com força. Mas também acho que muita gente deixa ficar para a última hora, pois não sabe até que ponto pode colaborar antes.
Vou tentar dar alguns exemplos de como é possível colaborar sem ser no dia 20 de Março, e mesmo até sem ter que tocar com um dedo em qualquer detrito:
Através da sua rede de contactos, sensibilizando empresários que disponham de equipamentos de segurança, ou meios pesados que possam vir a ser necessários, por exemplo para a remoção de entulhos.
Através do conhecimento geográfico do terreno, e do conhecimento de depósitos ou lixos que não estejam ainda identificados.
Através ainda da sua rede de contactos para mobilizar desde já voluntários, para que cada coordenador concelhio, ou de freguesia saiba tão rápido quanto possível, com quem conta.
Vamos agora trabalhar para que o dia 20 seja um sucesso. Não há motivo para que assim não seja. Por mim, estou a fazer deste projecto uma bandeira, e sei que outros o fazem também.
Vamos, para já concretizar este projecto. Outros certamente lhe sucederão, como o de plantar árvores, que alguns produtores estão a destruir por não terem saída… Ou encontrar formas de sensibilização e dissuasão eficazes para que se acabem os despejos ilegais.
Mas atenção… já há quem tenha sugerido, que se este projecto resultar no terreno, deve em seguida ser posto em prática na Assembleia da República…
Fico por aqui!

Sem comentários:

Enviar um comentário