sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Como eu gostava de ser optimista...

Já há algum tempo que ando para escrever sobre este assunto:
Acho que vai ser hoje.
“ A envolvência política, aliada a um inverno rigoroso, de frio, chuva, neve e vendavais, são factores decisivos. È sabido que ninguém gosta. E muito menos se por uma qualquer imposição, ainda que atenuada por alguma cumplicidade. É certo que uns podem. E os outros? Não deveria ser assegurada igualdade de acesso e oportunidades? Já vem de longe a necessidade de mudança! E o sentido de urgência já se perdeu, pois nesta corrida o passo é agora lento. E os outros? Estarão preparados? As orientações de Bruxelas são bem claras. Depressa, ou devagar, com igualdades ou com desigualdades. É para já. Diria mesmo: Já está!
Decretado e publicado em Diário da República pelo Sr. Ministro dos assuntos para lamentares, aos 31 de Setembro de 2024.”
Claro que é imaginação minha!!! Aposto que os meus leitores já estavam a pensar: “ o Jaime passou-se”!!!
Não. Nada disso… estava apenas a imaginar um texto escrito por um aluno que no ano passado frequentou o 9º ano de escolaridade. E que será nosso governante em 2024. Um pintas, que escrevia umas coisas, em que o nexo era difícil de encontrar, daqueles que estão na sala de aula com boné ao lado, a mandar ”sms’s ao tlmvel k é mto mais imptte k o k o prof diz”.
Daqueles que sem qualquer esforço para isso foram passados, para satisfazer as estatísticas de Bruxelas que a defunta Milu Rodrigues quis fazer prevalecer sobre a qualidade do ensino, desvirtuando professores, achincalhando um sistema educativo democrático, para mencionar algumas qualidades… tão acarinhadas por José Sócrates.
Serão alunos destes que dentro de alguns anos terão como desafio “arrumar” este nosso Portugal, que alunos das passagens administrativas do pós 25 de Abril tão prodigiosamente estão a destruir: Vejam a justiça: os Freeprot, Faces ocultas, Casas Pias, Apitos dourados ou de outras cores, a saúde e o seu buraco orçamental, a segurança social falida, a agricultura desprovida de estratégia de fundo… E a educação, pedra basilar da construção de um futuro rectificado… está como está. 30 anos de reformas, 30 anos estagnados. E querem agora fazer-nos crer que por culpa dos professores, porque não eram avaliados…
Hipocrisia suprema! Os professores sempre foram respeitados, enquanto autoridade e referência para a formação dos seus alunos. Sempre foram veículo de passagem de cultura. Nunca foram educadores. Esse papel é dos pais… que agora também se demitem dele.
Meu pobre País. Como eu gostava de ser optimista… Passo a passo, vamos caminhando neste reino onde não há responsáveis por nada. Verdadeiros atentados contra gerações são ainda premiados, com nomeações,como a de quinta-feira passada, 8 de Janeiro, pelo primeiro-ministro José Sócrates, para a presidência do Conselho Executivo da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento... Dá vontade de dizer: Não nos lixem mais! Já chega!!! Como gostava de ser optimista, repito, mas não sei o que me espera para a reforma...

2 comentários:

  1. De facto Jaime é caso para dizer que "o REi vai nú" apesar de nos quererem fazr crer que está usando as melhores vestes de dia para dia!

    ResponderEliminar
  2. Olá Leonor.
    Bem vinda de volta! A Blogosfera já notava a sua ausência...
    Obrigado pela leitura e pelo comentário.
    O problema, não é só o Rei ir nu e nos fazer crer que usa as melhores vestes. O problema também é o facto de na generalidade, o povo acreditar que ele leva essas vestes... E então a discussão centra-se nas vestes, desenvolvem-se belissimas teorias de moda, por quem nem atar um sapato sabe! E a nudez do Rei, passa para segundo plano e é mesmo esquecida...
    Vamos adiante! Mas que não nos tomem por tolos!
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar