segunda-feira, 24 de maio de 2010

Plano Estrutural e Integrado de Desenvolvimento de Oportunistas

Foto tirada da net
Conceito:
Plano Estrutural e Integrado de Desenvolvimento de Oportunistas (PEIDO)

Não é novo este conceito. Aliás os nossos governantes, passados e presentes, recorrem ao PEIDO com alguma frequência.
Tomemos o exemplo de Paulo Portas. O Apregoador da extinção do rendimento mínimo, a quem nem uma palavra se ouve sobre o lucro da banca, implementou um grande PEIDO com o negócio dos submarinos. Um negócio que só não se desenvolveu underground, porque é underwater que a coisa se passa, mas cujos contornos já levaram a algumas detenções na Alemanha. Claro que por cá, os agentes estão a coberto do PEIDO de Paulo Portas, e como tal não se passa nada… Apenas se adia o pagamento!
Rui Pedro Soares é outro exemplo de sucesso do PEIDO.
É ver as quantias astronómicas que estão em causa e perceber que foi um PEIDO bem feito, bem desenhado, mesmo à medida da vasta experiência do jovem administrador... cuja família política não consigo vislumbrar nem decompondo o seu apelido…
Não vou enumerar mais exemplos, mas tenho que referir um caso menos feliz… O do sucateiro, um tal Godinho. O PEIDO, neste caso foi um descalabro. O homem, que se limitava a comprar sucata e fornecer automóveis topo de gama, não soube gerir o PEIDO, e literalmente “borrou a escrita”. Deste caso, conhecem mais alguém que esteja preso? Eu não… donde se infere que quando o PEIDO corre mal, não corre mal para todos. Depende de que lado sopra o vento!
É por estas e por outras que nem vale a pena enunciar, que a cotação dos políticos está pelas ruas da amargura. Uma função que deveria ser nobre, considerada e respeitada, aos olhos do comum cidadão, não vale um PEIDO.
Reinventem-se políticas. Comecemos pelos políticos. Deixarei uma proposta brevemente, entretanto aceitamos sugestões!

4 comentários:

  1. Depois de ler esta prosa , acerca do PEIDO , cada vez tenho mais a certeza que o meu amigo é um verdadeiro BUFA ( "Balente" Utilizador de Forte Argumentação)!!
    Quanto aquele desafio para a primeira vez ser na areia, estou completamente de acordo, já que experimentaste deitado(!) , agora tem que ser bem "assentado" e a areia é o ideal!
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Jaime,
    Mas que lata, tanto PEIDO, dos nossos politicos. Por isso diz o povo e com razão :
    -"A Politica já cheira mal"...
    Parabéns amigo pela criatividade...
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Spark:
    Eu vi logo que aquela conversa de anóniomo tinha pouco...
    Vamos a isso! E além do mais temos um almoço para pôr em dia.
    Quanto ao "PEIDO" é um programa apenas acessível a alguns, e as candidaturas já fecharam! Lol;-)

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Célio, pela visita e pelo comentário.
    Sabes que tenho feito um esforço para não ser assim corrosivo... mas não é possível! A nossa classe política põe-se a jeito a toda a hora!!!
    Abraço

    ResponderEliminar