domingo, 20 de dezembro de 2009

Boas Festas para pensar o Sol

Imagem extraída da net: O Sol em solstício (Nasa)
Amanhã, dia 21 de Dezembro, pelas 17:47, ocorre o Solstício de Inverno. Ou seja, começa o Inverno, com toda a carga a que normalmente lhe associamos: frio, chuva, noites longas… Aliás, será também precisamente a noite mais longa do ano. Há no entanto um detalhe neste ciclo que me enche de alegria… é que a partir desse momento, os dias começam a ficar mais longos… pouco a pouco, mas já a partir de amanhã! E lá para finais de Janeiro já temos mais meia hora de luz, e sempre a aumentar, até que lá para 20 de Março, pelas 17:32 teremos o Equinócio da primavera, e o dia terá a mesma duração que a noite… e a 21 de Junho, pelas 05:45, teremos o Solstício de Verão, com o dia mais longo do ano… repetindo-se o ciclo que sobejamente conhecemos. Sabemos, é que a partir de amanhã, quando escurecer, o nosso astro rei começa a subida pelo seu Azimute, e, dia após dia, trata de nos iluminar um pouquinho mais!
Desde há bastante tempo que a esta data se associam festividades de relevo: Civilizações houve que consideravam o renascer do Sol, filho da Luz. Festividades associadas á fertilidade, e com o elemento Divino invariavelmente presente.
Constantino I, o Imperador Romano no ano 336 D.C., determinou que em vez das festividades do Solstício, passasse a ser comemorado o nascimento de Cristo, em vez do nascimento do Sol, fixando a data em 25 de Dezembro. Passou então todo o Império Romano a professar o Cristianismo. Esta influência chegou aos povos do Hemisfério Sul com a expansão do Cristianismo. Aqueles povos, comemoravam o Solstício de Inverno, o nascimento da Luz, portanto, a 21 de Junho.
Afinal, pergunto eu: O que comemoramos nós? O Nascimento de Cristo, porque um imperador Romano assim o decretou? O inicio de um novo ciclo Solar, porque a natureza assim o estruturou? Ambos?
Não sabemos muito bem o que comemoramos? Sabemos que temos umas prendas para comprar, uma frenética industria e consumismo a alimentar?
Pela parte que me toca, vou deliciar-me com cada momento que possa apreciar o sol a subir no seu azimute, vê-lo levantar-se sobre a serra, deitar-se sereno sobre o mar… acompanhar as sementes a germinar, regar os tomateiros que hão-de dar, ver as silvas a conquistar palmos de terra em cada dia que passa, apreciar as amoras a amadurecer… as abóboras a crescer…
Em cada momento este ciclo com que a natureza nos brinda se reinicia, conduzindo aos equilíbrios necessários para que tudo tenha o seu tempo, a sua época. E pelo solstício de inverno, Natal ou o que lhe quiserem chamar, haverá doce de tomate, de amora, de abóbora, ou do que a natureza providenciar. Sem algemas comerciais, espero sobretudo ter sempre alguém iluminado de sentimento fraterno, com quem partilhar!
Por isso cá ficam os meus votos nestas festividades: Muita dança, muita alegria, muito amor, muita partilha!

11 comentários:

  1. Gostei muito de ler este artigo e VIVA O ASTRO-REI! .)

    ResponderEliminar
  2. E desejos de tudo de bom para si neta época festiva e no próximo ano que está quase a chegar. Novos sonhos, nova roupagem :)

    ResponderEliminar
  3. O Astro Rei é de facto mágico...
    Obrigado pela visita, pelo comentário,e pelos votos, que retribuo! :-)

    ResponderEliminar
  4. um bom vinho também ajuda...pode até aumentar a luz do sol!
    vitor pataco

    ResponderEliminar
  5. Olá tio...li o teu "documentário" e fica a saber que aprendi muita coisa!!
    Fiquei muito curiosa quando comecei a ler sobre os acontecimentos que ocorrem na terra, queria aprender mais, este texto tem coisas muito interessantes, agora ja posso partilhar isto com outras pessoas proporcionando-lhes um momento de aprendizagem como aconteceu comigo.
    Beijinhos da tua sobrinha Adriana e Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  6. Boas para a família Pataco!
    Para o pai:
    Degustar um bom vinho, é sempre um momento único! Cultural, diria mesmo! Quanto a aumentar a luz do sol... é mais a garrafa!
    Para a filha:
    Gosto desta atitude: Aprender, querer aprender mais, e partilhar. É a essência para estar de bem com a vida!
    Beiinhos e abraços!
    Jaime

    ResponderEliminar
  7. Pois agora chega a cunhada...preferida!!
    Tb aprendi umas coisas...gostei!! Estou cada vez mais curiosa por ver nascer o dia na Serra...mas agora não vai dar (está friiiiiiioooooo)Mas está mais que combinado!!
    Bjinhos e tb estou ansiosa pela nossa reunião familiar...

    ResponderEliminar
  8. Boas Festas
    Como o mundo é pequeno, de onde é que o JM conhece o Vitor Pataco? ou foi coincidência?
    A mim basta-me que a luz continue a brilhar em todos os corações.

    António Moreira

    ResponderEliminar
  9. Eu cá festejo apenas a única noite do ano em que estou com a minha família toda reunida. E isso a mim basta-me!
    E se o Natal for pretexto para ondas de solidariedade e para ajuda aos que precisam, então que se comemore o Natal para sempre, seja por que motivo for, seja por determinação de quem for!

    Bom Natal...e Bom início de um novo ciclo solar! :)

    ResponderEliminar
  10. António:
    Vou-te explicar a coincidência: O JM conheceu a MF, com quem mais tarde veio a casar. Por outro lado, a PT, irmã da MF, já tinha casado com o VP uns anos antes... e assim... Tanta volta para dizer afinal: o JM e o VP são cunhados!:-).
    Um abraço, e obrigado pela visita.

    ResponderEliminar
  11. Sofia: Obrigado pela visita e pelo comentário.
    Quem melhor do que a família para partilhar?!? E para partilhar tudo, o bom o mau, o melhor e o pior. Quanto á onda de solidariedade, não podíamos estar mais de acordo, sejamos solidários no "Natal", no "Ramadão", ou no "Pessach"... Enfim solidários sempre! Em qualquer lugar! Para qualquer mão estendida!

    ResponderEliminar