terça-feira, 25 de janeiro de 2011

O problema do Cartão Único (CU)

Para tratar do CU, quando este apareceu, eram filas e filas de solícitos cidadãos, que rapidamente queriam aderir a esta modernidade de mostrar o CU em todas as circunstâncias em que se mostrava o obsoleto BI. Mostrar o CU era o que estava a dar!

Afinal…Quem tem CU e quis votar, bem que tinha razão para ter medo. Ter CU não significa ter um cartão único pois o cartão de eleitor, afinal, parece ser insubstituível. Felizmente, que nem todos os CU’s deram problemas. Alguns cidadãos mais prevenidos, informaram-se atempadamente do seu número de eleitor, e não tiveram dificuldades em encontrar a sua mesa de voto, onde mediante a apresentação do CU, votaram sem problemas. Não considero que tenha havido uma cabala à custa do CU para adulterar o resultado das eleições. Até porque se todos os que têm CU tivessem votado, certamente os votos seriam repartidos pelos candidatos, mas se o resultado tivesse sido tangencial, estou certo que teríamos uma bronca armada.

Portanto, caros amigos que ainda não trataram do CU. Quando o fizerem, tomem as devidas precauções, utilizem algo que preserve os vossos números de eleitor, para que mais tarde não venham a ter o desgosto de ver o vosso direito de voto recusado. Mas também…terão direito a um pedido de desculpas ministerial… e fica tudo “na boa”!

Foi por tudo isto que acabaram com o CU e introduziram o Cartão de Cidadão (CC). Quem mostrava o CU por tudo e por nada passa agora a mostrar o CC. E assim se resolvem dois problemas: O Cartão já não é único, e pode dar broncas com a falta do número de eleitor, estando portanto desresponsabilizados os responsáveis. Grande pinta! Mas confesso… CC não dá tanto jeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário