quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Açores: O paraíso

Foto: Jaime Martins
Em Julho de 2008, Cavaco Silva fez uma comunicação ao País, como presidente da República,  interrompendo as suas férias e levantando grande expectativa. O tema era: Açores. Na altura, ninguém percebeu muito bem o que se passava. Só a grande capacidade visionária de Cavaco Silva antevia já que nos Açores, o pessoal se está literalmente lixando para o Continente. Nós por cá vamos ter redução de salários? Eles por lá não! Nós por cá pagamos IVA de 21% e vamos pagar de 23%? Eles por lá não. Nada tenho contra os Açores nem contra os Açorianos. Bem pelo contrário! Tenho sim é contra as medidas de austeridade que este governo de Socialistas de Gaveta se vê forçado a tomar, fruto de incompetências sucessivas de governantes  arrogantes.
Penso que numa altura crítica como esta, não deve haver situações de excepção. Sobretudo porque se trata de uma medida eleitoralista, e à custa do nosso sacrifício no Continente, está-se a criar outro monstrozinho igual ao da Madeira… Esse é o verdadeiro problema, juntamente com a fissura criada na coesão Nacional. O problema não está na excepção. Está na regra.
Estamos todos no mesmo barco, mas quem o governa sabe bem que dividindo, se reina melhor. E nós cá vamos indo… preocupados pelo facto do Benfica ter conquistado o lugar na liga Europa à custa de um golo de ultimo minuto do Lyon. Futebol, Fado e Fátima!

1 comentário: