segunda-feira, 12 de abril de 2010

O abraço da glicínia


Reparem bem na cor da árvore que se vê ao fundo.
Na sua estrutura, aquela árvore não difere em nada da que se apresenta ao lado esquerdo da foto, cujos ramos desnudados rasgam o azul do céu num rendilhado fragilizado pela ausência de uma única folha.
A cor que apresenta, não vem da árvore em si, que julgo ser uma nogueira, mas sim de uma glicínia que cresceu em sua volta, envolvendo o tronco, cada ramo, cada galho e dando-lhe este efeito belo, parecendo a própria árvore uma glicínia, esplendorosa, visível a centenas de metros.
O Dicionário da Porto Editora 2004, define assim abraço: Acto de abraçar, envolver com os braços, dar abraços a, cercar, compreender, aceitar, admitir, adoptar.
O abraço desta glicínia, vai mais longe do que esta simples definição. Dá cor e alegria a uma árvore fragilizada e desnudada, transforma o rendilhado seco, sem folhas, numa explosão de vida e cor, numa verdadeira lição de partilha e entrega.
Penso que esta deve ser a verdadeira essência de um abraço: mais do que a entrega, da envolvência, a compensação de uma fragilidade, onde não há abraçado nem abraçador, mas sim um produto final único, estampado com a beleza desta partilha.
Já recebi abraços assim! Já dei abraços assim. Para minha surpresa, em momentos de fragilidade, recebi abraços assim, de quem não esperava. Para meu desapontamento, em momentos de fragilidade, não recebi abraços assim, de quem esperava.
É, a vida vai-nos ensinando a gerir estas emoções, e reter apenas o que vale a pena, de cada abraço que se dá, de cada abraço que se recebe, a reter a cor, a cor viva e bela do abraço da glicínia!



E o meu caro leitor, ou leitora, que cor põe nos seus abraços?!?

2 comentários:

  1. É caro Jaime, há abraços de todos os tipos. Eu encontrei este poema algures, para tentar ilustrar ainda mais este teu belo texto. Diz assim :
    "Tem ABRAÇOS de todo o tipo, todo tamanho,
    e que significam tantas coisas...
    Tem o abraço que diz "Sou muito feliz
    porque tenho a tua amizade"
    E tem abraços que querem dizer
    "Eu tenho muito orgulho de ti".
    Tem abraços especiais para dizer
    "Não existe no mundo ninguém como tu".
    Tem abraços ternos, abraços com carinho,
    Para expressar os sentimentos tristes.
    Abraços que murmuram "Sinto muito",
    quando alguém precisa de um amigo.
    Tem abraços para todas as ocasiões,
    Todos com as suas razões.
    Tem abraço manso, abraço de urso,
    abraço grande e aquele abraço.
    Mas o melhor abraço
    é um que diz
    "Eu estou sempre a pensar em ti."
    E tem o tipo especial
    que vais receber agora...
    Este abraço que diz
    "ESTE É PARA TI !"

    ResponderEliminar
  2. Pois é caro Célio.
    Tanto que se diz, no silêncio de um abraço...
    Obrigado por mais esta visita e comentário.
    E claro, Um abraço!

    ResponderEliminar