terça-feira, 22 de setembro de 2009

Marés de esperança...


A natureza é sem dúvida uma fonte de ensinamentos. Uma observação atenta pode constituir um bom pretexto para uma reflexão simples e reconfortante: Reparemos por exemplo no movimento das marés. Ora baixa, parecendo que toda a água é sugada para outro lugar, ora enche, vindo água preencher todo o espaço horas antes vazio. A amplitude entre marés, é variável, atingindo a sua maior amplitude em alturas de Lua cheia ou Lua nova: Quanto mais a maré vaza, mais enche logo de seguida.

Este fenómeno, tem-me servido de alento, em determinados momentos, em que tudo á volta parece desmoronar-se, dando lugar ao vazio. Mas tem valido a pena esperar pela enchente, tem sido gratificante tudo o que tem vindo com a maré quando esta enche de novo, e sempre na proporção, ainda que deixando lugar para algo que ainda não foi desta que regressou nesta maré de esperança…
Haverá mais marés...

Pois outro ensinamento, é a repetição deste fenómeno: a maré enche e volta a vazar em ciclos contínuos, dia após dia. Tal como os nossos percursos podem ser mais penosos ou gratificantes, dependendo do ciclo em que estamos.

Sabemos que estes ciclos se repetirão.

O segredo, na minha opinião consiste em saber compreender isto mesmo, procurar equilíbrios, tirar o máximo partido de cada situação, aprender e persistir, pois nem o pior nem o melhor cenário durarão para sempre.

1 comentário:

  1. Concordo totalmente! Engraçado como os "pensamentos" quando escritos ficam ainda com mais sentido....! Gostei da espreitadela ;-) Bjs Paula Cruz

    ResponderEliminar