domingo, 14 de agosto de 2011

Ainda o Sol e a Lua e o caminho


Ainda o Sol e a Lua e o caminho.
Na sua dança, têm sido fonte inspiradora de músicos, poetas,  correntes filosóficas, ou simplesmente motivo de reflexões como esta que hoje aqui deixo:
Há pessoas que irradiam energia, atraem pela sua boa disposição, contagiam com o seu entusiasmo. Têm vida própria, plena, podendo não ter nada e ser donos do mundo ao mesmo tempo. São “seres Solares”.
Por outro lado, há pessoas que não são mais que o reflexo das suas frustrações. Repelem pela sua constante insatisfação. Não têm vida própria, vivem de fachada e aparências, procuram insistentemente “ter”, e simplesmente não sabem “ser”. São “seres Lunares”.
Ao longo da vida, qualquer um de nós já caminhou iluminado pela luz solar, luz essa que permite uma correcta avaliação do percurso, das dificuldades, ou do esplendor de uma paisagem aberta. De igual modo, também já caminhou iluminado pela luz Lunar, que não permite uma correcta avaliação do percurso, das dificuldades, pois não é mais que um reflexo da luz solar, com a consequente perca de qualidade, em que os objectos se tornam obscuros, sombras de uma sombra…
Ora, as contingências da vida podem levar-nos a caminhar por caminhos iluminados pelo Sol e por caminhos iluminados pela Lua. Não é uma questão de opção. A opção, é a atitude com que se encara esse percurso: como “ser Solar”, ou como “ser Lunar”, porque afinal, saber aceitar o caminho pelo qual a vida nos conduz, é uma virtude, mas saber escolher a forma de o iluminar, é virtude ainda maior.
Caro leitor: Por onde caminha agora? Como ilumina o seu caminho?

1 comentário:

  1. Wow!!! Adorei!"saber escolher a forma de o iluminar, é virtude ainda maior". Afinal o S. Pedro só tem dado boas dicas ;)

    ResponderEliminar