segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O Socialismo na gaveta

O Partido Socialista, pela mão destes seus actuais chefes, (porque não são líderes, e muito menos dirigentes…) meteu o socialismo na gaveta.


Só assim se compreende que tenha que haver um partido supostamente mais à direita, reparem que já nem digo à direita, mas sim mais à direita, para através da necessária negociação do orçamento de estado, salvaguardar alguns, poucos é certo, interesses dos mais desfavorecidos, daqueles que o Partido Socialista com a sua política de obsessão pelo poder tem vindo a penalizar dia após dia. A que preço foi negociado este acordo? quantos boys do PS, vão ficar sem emprego para colocar boys do PSD? Quantos Institutos de Inutilidade Pública teremos de continuar a suportar para viabilizar as saídas “profissionais” dos incompetentes que nos conduziram aonde chegámos?

Isto leva-me a concluir que os partidos pelos quais se vem repartindo o poder nos últimos anos, estão vazios de qualquer conteúdo ideológico. Não passam de organizações de defesa de interesses temporais dos seus militantes. Estão longe os tempos que se aderia a um determinado partido pela convicção de uma ideologia, de um rumo que se acreditava ser o mais adequado para a nação...

E ficamos neste impasse. A mudança é desejada, é necessária. Mas mudar como? Confiar em quem, dentro do actual quadro de políticos e partidos ocos, apenas orientados pelo desejo de poder pelo poder…?

Que soluções se perspectivam para esta crise de confiança, crise de valores? Que pode fazer o comum dos mortais, sem partido político, para dar rumo a este país?

As minhas críticas, não são feitas de ânimo leve. São genuínas, e legitimadas por muitos outros que, estou certo, pensam como eu! Mas o grande desalento, é que para estas questões que coloco, não antevejo solução… e vejo a passividade de um povo que continua confortavelmente no seu sofá, não abdicando do comando da TV, e exercitando inutilidades no Face Book… um povo que continua a eleger corruptos e a aclamar os que lhe põem a mão no bolso…

As minhas dúvidas persistirão por quanto tempo mais? Alguém ajuda? Alguém aponta um caminho?

5 comentários:

  1. Caro Jaime,
    Eloquente e contundente este teu post., do qual partilho em absoluto. Gostaria de poder ser capaz de apontar caminhos, mas não vejo como. A verdadee é que com estes politicos não vamos lá e com este povo (onde nos incluímos) vamos certamente ter mais do mesmo......sempre.
    É a dura realidade.......
    Um abraço, meu amigo.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Jaime, como dizia Martin Luther King :
    "Eu também sou vítima de sonhos adiados, de esperanças dilaceradas, mas, apesar disso, eu ainda tenho um sonho, porque a gente não pode desistir da vida."
    Tentemos não desistir.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Pois é caro Célio. Desistir, nunca, pelo menos enquanto outros alentos nos derem a força de continuar.
    Abraço. Obrigado pela visita e comentário.

    ResponderEliminar
  4. Caro Jaime.
    Esse teu ultimo paragrafo lembrou-me deste filme

    http://vimeo.com/2693546

    Vê-o com atenção. Enviei-o ao Christophe, não sei se ele reencaminhou para vocês ou não. Mas achei-o muito interessante.

    ResponderEliminar
  5. Olá Tiago!
    Interessante este vídeo. E realmente é assim. Enquanto não sairmos da nossa área de conforto para acabar com toda esta hipocrisia à nossa volta... nada acontece. ou melhor, continua a acontecer para os mesmos de sempre.
    Um abraço.
    Obrigado pelo comentário!

    ResponderEliminar