terça-feira, 31 de maio de 2011

Paz


A paz não se encontra ao acaso, num virar de esquina. É preciso procurá-la.
E é na adversidade que o primeiro passo dessa procura tem de ser dado, tornando gratificante todo o processo de procura. Quando verdadeiramente se encontra, funde-se com o amor, tornando-se num sentimento saciante, indispensável à plena realização humana.
Digo eu…  

terça-feira, 24 de maio de 2011

Passeio pedestre ao Nascer do Sol - Serra da Maúnça 18 Junho 2011




A primeira fotografia foi tirada em Fevereiro. A segunda, foi tirada esta manhã. A perspectiva é muito semelhante, mas as diferenças são notórias. Não há dois amanhecer iguais na serra. Cada um tem o seu encanto,  o seu cheiro, o seu silêncio. E este encanto é digno de ser partilhado. E assim surgiu a ideia de organizar um passeio à Serra da Maúnça, no fim-de-semana mais próximo do Solstício de verão, dia 21 de Junho. A data escolhida, foi Sábado, dia 18. Nesse dia, o Sol nasce às 06.12. Para poder assistir ao nascer do Sol no alto da Serra, a hora de saída junto à capela das Fontes, será às 05.00. É difícil verbalizar os encantos de um amanhecer na Serra, e estou certo que para muitos será uma experiência inovadora, e também inesquecível. Como se trata de uma organização espontânea, cada um deverá tratar dos seus apetrechos de caminhada e respectivo “farnel”.
 É só aparecer nas Fontes, dia 18 de Junho 5 minutos antes das 5.00. Tal como o comboio, o Sol não espera, pelo que o horário de partida será escrupulosamente cumprido. Só para termos uma ideia de quantas pessoas virão, agradecemos  confirmação com o numero de presenças para o email: jsom@sapo.pt. Obrigado!

domingo, 15 de maio de 2011


Eram nove da manhã, e as Fontes tinham este aspecto. Estava pior que o IC-19… Todos ali estavam para usufruir das maravilhas naturais que as redondezas por ali proporcionam. Os mais de trezentos ciclistas emprestaram às serras circundantes das Fontes um invulgar turbilhão de cor e animação. Quem não teve pedalada, pode passear pelas cumeadas mais próximas, deliciar-se com as paisagens, e aperceber-se de alguma da riqueza histórica que por aqui abunda.
Valeu a pena. E repito isto as vezes necessárias para aguaçar o apetite dos que não puderam vir, por outros compromissos coincidentes, e para fazer inveja aos que não quiseram vir. Nem sabem o que perderam! Mas para o ano haverá mais…
Uma palavra de apreço pelo impecável trabalho da organização. Dando provas de eficácia e de mobilização das gentes das Fontes, passando uma verdadeira lição (mais uma) de empenho e unidade em torno de uma causa que enobrece as Fontes. A divulgação das suas belezas naturais. Parabéns!
E a sopa da pedra no final??? Uma delícia!!!
Estejam atentos ao http://acrnascentelis.blogspot.com/ (Blogue da ACRNL)
Brevemente haverá fotos.

domingo, 1 de maio de 2011

As cores da manhã são mais belas



As cores da manhã são mais belas, pois são as primeiras que os nossos olhos vêem cada dia. Quando acompanhadas pelo chilrear frenético de toda a passarada que desperta e dos raios de sol que denunciam o pólen que anda no ar, inundam de vida quem sabe beber desta imensa fonte que é a primavera e toda a sua pujança. Apreciar em cada momento o crescimento dos frutos nas árvores, o desabrochar de mais uma flor, o incansável trabalho das abelhas, inunda de paz aqueles que a procuram. Malgrado as  peripécias que a vida me tem pregado, sinto-me um privilegiado: Porque estou vivo, porque estou em paz!